O que é Supervisão de Coaching

Business team at a meeting

Como em qualquer outra profissão, o Coach também é medido pelos resultados que alcança.

Entre os muitos desafios com os quais o Coach se depara, existem dois que são fundamentais. O primeiro é o de aprender a reconhecer quando precisa de ajuda para encaminhar alguns casos aparentemente insolúveis e o segundo é o de promover seu trabalhgo num mercado competitivo e de rápidas mudanças como o atual. Em resumo, também o Coach precisa de coaching.

Mesmo contando com muita experiência e sensibilidade, o coach normalmente segue uma linha metodológica que fundamenta seu trabalho. Existindo hoje tantas metodologias para o coaching, sempre existirá alguma que pode ajudar o seu cliente a fazer um “Click” de conscientização e pode facilitar ainda mais o desenvolvimento de suas competências latentes.

Existem inúmeras metodologias, por exemplo a PNL, Metamanagement, Ontologia da Linguagem, Coaching Erikssoniano, Coaching Integral, Coaching com técnicas de Regressão como a do Renascimento do Dr. Leonard Orr. Alguma delas será a mais apropriada para seu cliente.

Para ajudá-lo a encontrar novos elementos e caminhos nos processos de coaching é que existe a Supervisão de Coaching.

Tanto na psicoterapia como na psiquiatria já é de praxe que os profissionais contem com o apoio de uma supervisão. Entrar em contato com a patologia de clientes e promover transformações exigem responsabilidade e apoio. Mesmo não trabalhando com casos patológicos graves, o coach entra em contato com a intimidade do coachee e promove importantes  transformações  em sua vida e, portanto, nada mais natural que também conte com algum apoio externo.

É com uma constante supervisão que o coach vai aprendendo a encontrar novas perspectivas para desenvolver seus coachees e a se dar conta de que ele também obtém melhores resultados na sua carreira.

Em todo processo de coaching,  ao ser significativa a subjetividade dos resultados , ao se medir o sucesso no coaching pessoal, profissional ou empresarial  é importante que o Coach conte com ferramentas que o ajudem a dar visibilidade às transformações obtidas, não só por questões de marketing pesssoal, mas principalmente para consolidar sua própria autoestima,  a autoestima do coachee e a satisfação da organização a que ele talvez possa pertencer.

Conte com uma boa supervisão. Você aprenderá e também se transformará em um coach ainda mais eficaz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *