O que é Coaching?

certified-executive-coaching1

Coaching é o processo de relação entre um coach e um ou mais clientes (coachee) no qual, através de diferentes metodologias, incrementa-se a consciência do coachee e desenvolvem-se suas competências latentes.  Portanto, o foco do coaching está na descoberta e na definição de metas por parte do coachee e no apoio do coach na implementação bem-sucedida dos objetivos de curto, médio e longo prazos do coachee.

O que é Coaching Pessoal ou de Vida

  • “Conforto, e algumas vezes  fama, consegue-se fazendo o que os outros querem. Já construir um sentido à própria vida e se realizar, requer a coragem de se descobrir e de aprender a fazer aquilo em que você acredita”. Cláudio Goidanich Kraemer

Coaching pessoal ou de vida é um processo de desenvolvimento e de transformação pessoal que possibilita a que as pessoas (coachee) construam seu sentido de vida valorizando seus desejos e aprendendo a implementá-los de forma eficaz.

Com foco no bem-estar e na realização do indivíduo, os objetivos do coaching pessoal com relação ao coachee são sua saúde pessoal, seus relacionamentos e sua relação com o dinheiro.

Existem diversas metodologias para este tipo de coach. As mais conhecidas são aquelas  baseadas na PNL (Programação Neuro-linguística), na Ontologia da Linguagem e na proposta de Ken Wilber com seu Mapa dos 4 quadrantes.

Todas estas metodologias procuram um aumento da consciência do coachee para que este descubra seus mais íntimos desejos e possa assim, de forma autêntica e factível, desenvolver seus objetivos e suas metas.

O coaching pessoal também é um processo de desenvolvimento de competências que se nutre da andragogia (técnicas para ensinar adultos) para propor caminhos de aprendizado. Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser resumem o processo de desenvolvimento das competências latentes de que todos dispomos.

Podemos definir de forma metafórica o processo do coaching pessoal como sendo a construção de um mapa que nos mostre novos caminhos  e nos convide a encará-los sob novas perspectivas.

O que é Coaching Profissional ou Executivo?

Tanto o coaching profissional como o executivo tem como objetivos o alinhamento dos desejos e expectativas pessoais do coachee com as expectativas e metas das organizações com as quais esta pessoa colabora ou deseja vir a colaborar, e o desenvolvimento de competências específicas para que o desempenho do coachee seja mais eficaz.

Diferenciamos o coaching profissional do executivo pela origem da contratação do coach. No coaching profissional o coach é contratado pelo próprio coachee, enquanto no coaching executivo o coach é contratado pela organização interessada em um desenvolvimento específico de determinadas competências de um colaborador.

O que é um Coaching Profissional Corporativo?

O Coaching Profissional Corporativo se caracteriza como um serviço de apoio às mudanças culturais, geracionais, comunicacionais e estratégicas das organizações.

Fusões e aquisições, “joint ventures”, sucessões familiares e ações, e demais crises por mudanças de contexto, demandam o apoio de pessoas que, de forma imparcial, sirvam de “espelhos inteligentes” durante os processos de avaliação, conscientização e implementação de novas ações pessoais e estratégicas.

Estas pessoas são coaches que, diferentemente dos consultores intervenientes, estão presentes com suas metodologias para otimizar as competências dos responsáveis pelo processo.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *