O que é Coaching Pessoal Integral?

coaching-de-lideres

O  Coaching Pessoal Integral, como um processo de desenvolvimento e transformação pessoal, parte da convicção de que o crescimento pessoal e o bem-estar dependem da amplitude da perspectiva a partir da qual o coachee cria a sua visão de mundo.

A metodologia do Coaching Pessoal Integral  tem como fundamentos a Teoria Integral de Ken Wilber, os conceitos de identidade de Jane Loevinger and Susanne Cook-Greuter e as ideias sobre valores de Clare Graves, Don Beck e Chris Cowan.

Conforme podemos observar na figura 1, Ken Wilber mapeia o foco da visão das pessoas em 4 quadrantes. Estes quadrantes são definidos por dois eixos. O primeiro define se a perspectiva de observação e de dar significado à realidade parte de um mundo subjetivo, para dentro, ou objetivo, mensurável ou para fora. O segundo eixo define este quadro ao dividir a observação a partir de ideias individuais ou coletivas.

Cada quadrante define as características de consciência dos indivíduos ancorados no mesmo, tais como sua cognição (em que área de conhecimento nos focamos e como damos sentido a este), valores (o que consideramos mais importante) e sua identidade (com o que nos identificamos)

Para Ken Wilber o bem-estar e a eficácia se conseguem ao se integrarem os diferentes quadrantes e ao galgar estados de consciência mais elevados em cada um deles. Pessoas focadas em um só quadrante tendem a desenvolver valores antagônicos com os desenvolvidos por pessoas focadas em alguns dos demais.

Normalmente o processo do Coaching Pessoal Integral trabalha sobre o grau de desenvolvimento da consciência em cada quadrante do coachee com relação à sua saúde, seus relacionamentos e seus recursos materiais. Este mesmo processo de conscientização pode estender-se a outros campos como os da espiritualidade, cognição, moral e semântica.

Ao fazer um mapa dos estados de consciência (mágico, místico,  racional, plural e integral) em cada quadrante,  o coach sabe como desenvolver o processo integrando e desenvolvendo ao mesmo tempo o grau de consciência e as competências do coachee.

O coachee, ao alcançar o estado de consciência integral, passa a agir no mundo a partir de uma nova crença, a da abundância, o que elimina boa parte dos conflitos que  o impede de gozar a vida.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *