O modelo de Planejamento de Carreira

shutterstock_158506547

O bom modelo de Planejamento de Carreira é similar ao Plano de Desenvolvimento Pessoal. O Plano de Desenvolvimento Pessoal reconhece que buscamos não só oportunidades profissionais, mas também realização pessoal e que trabalhamos num mundo cada vez mais conectado. Portanto, se algo devemos desenvolver é nossa capacidade de estarmos conectados simultaneamente com a gente mesmo,  com os outros e com o contexto.

Sabendo de tudo isto, como implementar na prática um Plano de Desenvolvimento Pessoal?

Implementando um plano baseado num PDCA humanizado.

Necessitamos humanizar o PDCA (Plan, Do , Check and Act – Modelo desenvolvido por Deming dos EUA e consagrado no Japão ao servir de base aos sistemas de melhora contínua) porque antes de se planejar algo é necessário conscientizar nossos próprios  desejos assim como os das organizações nas quais nos desenvolvemos. Conscientizados os desejos, podemos  criar metas inteligentes (SMART – S -Específicas;  M – Mensuráveis, A – Atingíveis, R – Realizáveis, T – Transcendentes).

Se antes planejar era definir o uso de recursos em determinado contexto para se construir caminhos às metas, hoje é fundamental tornar este planejamento coerente com valores. Qualquer desenvolvimento só é sustentável respeitamos os nossos valores, os da sociedade e os da organização.

Uma das características do funcionamento de uma economia de mercado é a escassez dos recursos. Transformar planejamento em desenvolvimento é saber escutar o contexto para para implementar o que foi planejado no momento mais oportuno, ou seja, mais conveniente. É assim que se otimizam os resultados.

Em ambientes de mudanças aceleradas existem três aspectos fundamentais para transformar resultados em realizações: avaliação, celebração e renovação.

Avaliação – Medição dos resultados obtidos em relação aos recursos dispendidos. Só medindo é que podemos tornar estes resultados congruentes com os valores de todos os interessados e participantes no processo.

Celebração – A realização pessoal independe dos resultados. Ela se constrói ao longo do processo. Mas na cultura ocidental, o sentimento de realização se consolida com o reconhecimento dos demais.

Renovação – Ótimos resultados não garantem o sucesso futuro. Esta garantia está na abertura de uma permanente renovação.

Com estes dados podemos definir um Plano de Desenvolvimento Pessoal como  um conjunto de metas que se renovam ciclicamente ao levar em consideração o fluir de nossos desejos, nossos valores, os resultados obtidos em cada etapa e as contínuas mudanças de contexto.

Metodologia para montar um planejamento de carreira

Na figura abaixo resumimos uma metodologia para que você monte seu próprio modelo de desenvolvimento pessoal no que se refere ao planejamento de carreira:

 

Ação? Como? Quando? Quem? / Onde? Resultados Esperados? Indicadores
Desenvolvimento das bases para um planejamento de Carreira Flexível e Eficaz
Tornar os seus  principais valores pessoais transparentes Definindo o que é importante para você Antes de conscientizar seus próprios desejos – Consigo mesmo através de leituras e reflexões- Coaching Possuir uma base sólida para avaliar se seus desejos são próprios ou colocados de fora para dentro (ex:  sociedade de consumo) Índice de autenticidade
Diagnóstico do contexto Através de ferramentas de diagnóstico Antes de planejar qualquer ação concreta – Mentores- Consultores- Empregadores Construir metas  SMART respeitando o contexto e seus valores pessoais Índice de coerência
Diagnóstico e construção de desejos e metas Através de ferramentas de diagnóstico Antes de planejar qualquer ação concreta – Coaches- Professores- Amigos Conscientizar sua situação atual e desejada Índice de consciência
 
Desenvolvimento do  Planejamento de Carreira com vistas a um Desenvolvimento Integral
Planejamento Acadêmico Obter títulos que habilitem assumir responsabilidades no campo desejado Ao longo de toda a carreira – Coaches- Mentores- Consultores SegurançaAutoestimaCompetência

Autoridade

Reconhecimento

Nível de stressRealizaçãoTranquilidade

Títulos

Cargos

Planejamento Financeiro Simplificar a vidaTrabalharPoupar

Investir

Ao longo de toda a carreira – Coaches- Mentores- Consultores

– Professores

Liberdade para escolher e mudar de  Trabalho (transformar trabalho em oportunidade de realização)Condições de continuar se capacitandoSegurança Satisfação no trabalhoNúmero de cursos
Planejamento Social Estar no lugar correto no momento oportuno CursosPalestrasEncontros

Associações de classe

Referências no campo de seu interessse Oportunidades de novos trabalhosOportunidades de ministrar palestrasConvites para representar a classe Nº de oport/anoNº de palestras/ noNº de convites/ano
Planejamento Vivencial Priorizar seu desenvolvimento sobre o dinheiro e a vaidade Ao longo de toda a carreira Com pessoas que lhe ensinem AprendizadoTrabalhos motivadores Nº de novas competênciasNível de comprometimento (disp. para cursos e horas extras não remuneradas)

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *